domingo, 4 de maio de 2008

Honorato Campos EDERSON

Confesso. Sou um apaixonado secreto do campeonato francês. Digo-o sem rodeios porque hoje vos trago um nome do futebol francês que podia reforçar (e bem) o Benfica.

Se há algo que me fascina mais na Ligue 1 do que nas outras é a capacidade, organização e mentalidade que existe para gerar novos talentos emergentes no panorama internacional. E não são só os grandes. Clubes como Auxerre, Lille, Nice, Saint-Etienne, Lyon, Mónaco, etc, são a prova viva disso. Autênticos viveiros de jovens jogadores à procura de dar o salto para a notoriedade.

E não é só neste departamento que o campeonato francês bate aos pontos os outros. No campo da prospecção há um artifício metódico incrível aquando da escolha de jogadores para contratar, criar e aperfeiçoar. Clubes da segunda divisão têm verdadeiras pérolas a baixo custo, encontradas a muito custo por esses campeonatos fora. Nos clubes da primeira divisão há ainda melhores mas aí o preço é bastante inflacionado, porque a qualidade é brutalmente superior.


Depois desta pequena introdução, queria-vos falar de um talento que é um valor seguro e ao mesmo tempo ainda tem muita margem para progredir. Um jogador que joga sem rodeios no meio-campo, gosta de ter bola e faz coisas com o seu pé direito que invejam muito bom jogador que por aí anda. E ainda por cima é trabalhador.

Ederson, proveniente do Brasil, estabeleceu-se no Nice e tem vindo a ganhar adeptos da sua capacidade futebolística.


Nasceu a 13 de Janeiro de 1986, e com 22 anos é um valor de extremo potencial que se for adequadamente tratado se pode vir a tornar num caso sério de sucesso. Acompanho-o faz tempo no futebol francês e sempre o achei com perfil para o Benfica.

É um médio bastante moderno no sentido prático, sendo que alia a sua qualidade técnica à capacidade para perceber os momentos de jogo e saber o que fazer na altura correcta. Distancia-se um pouco do sobranceiro "10" porque joga a toda a linha, sabe vir de trás em posse e sabe destruir se necessário.

Tem um pé direito perfeito, com grande colocação. Alia a estes atributos uma técnica apurada e a capacidade para ler nas entrelinhas do jogo permite-lhe estar no sítio certo para efectuar um corte, distribuir jogo, receber e rematar, etc...


Teve uma lesão que o afastou durante alguns jogos, permitindo-lhe jogar menos minutos esta época e por isso é uma peça apetecível. Com o menor fulgor competitivo baixou de rendimento e consequentemente de preço, logo seria um alvo mais fácil de atingir. Mas não pensem que por ter estado lesionado, foi menos importante na manobra da equipa. Fez 34 jogos esta época e mais podia ter feito, além do mais, termina contrato com o Nice em Junho de 2008 e pode ser, por isso, um jogador bastante fácil de contratar. Se o Benfica tivesse olhos ia buscá-lo, mas já sei que é complicado...





Falta ainda acrescentar que o rapaz é alto (1,81 m) e não é fraquinho (78Kg), e consegue fazer bom uso da sua envergadura para ganhar bolas mais altas, ou acompanhar um adversário mais forte fisicamente.


Por isto tudo que disse e por mais qualquer coisa que o rapaz faça, era uma aposta segura que podia render bastantes frutos no futuro.

Sem comentários: