sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nvidia GEForce 9800 GTX

Já lá vão alguns dias deste a última actualização. O tempo não me permite mais.

Hoje trago-vos um artigo de opinião sobre uma placa recente no mercado e que eu, feliz, sou um ávido comprador. Já a tenho em minha posse e certamente foi uma excelente actualização da minha velhinha 8800 GTS.

Muitos podem pensar que esta placa, sendo da geração 9000, pertence a uma nova arquitectura mas esse é um pensamento errado. A 9800 GTX é baseada no arquétipo 8800 GTX que se diferencia na evolução do GPU G80.

Como tem sido apanágio destas placas o processador gráfico é composto por 65 nm e 128 processadores stream, estratégia que faz retroceder a tendência do mercado, já que a sua antecessora abusava de uns estonteantes 758MB de memória.


Uma das coisas que mais me chamou nesta placa foi a capacidade de poder utilizar 3 gráficas ao mesmo tempo. Sim, leram bem, 3 placas gráficas ao mesmo tempo. Aliás, isso já possível na antiga 8800 GTX mas a Nvidia fez questão de aprimorar a coisa, tendo agora maior estabilidade, e se for instalada sob uma motherboard compatível (leia-se com chipset Nvidia) pode fazer uso do HybridPower.

O HybridPower é talvez a nova funcionalidade que mais me surpreende nesta placa. Este mecanismo pode, em caso de necessidade, desligar a gráfica e recorrer à motherboard para efectuar tarefas de menor desempenho, poupando assim energia.


Quanto a desempenho, para mim foi excelente, nada que não esperasse de uma geração que já me habituou a bons desempenhos. Já a testei com vários jogos que tenho para aqui e não desiludiu, sendo que nos FIFAS (08 e Euro08) mostrou-se muito fluída, coisa que a 8800 não fazia. Sempre que me farto do FM, dou uns toques na bola nos FIFAS e com esta placa até dá outro gosto.

Se me perguntassem se vale a pena comprar esta placa, eu diria, absolutamente que sim. Pelo preço que tem é uma das melhores na sua gama, senão a melhor. Ah, é verdade... está disponível por uns meros 280 euros nas lojas da especialidade.

Sem comentários: