segunda-feira, 14 de abril de 2008

Segunda-Feira para Recordar...

Como dizem muitos treinadores conhecidos, deve-se pensar jogo a jogo e nunca utilizar sempre a mesma opção táctica com o risco de se cair no conformismo e criar situações de desvantagem com o adversário a conhecer a nossa estratégia.
O FM não é diferente nesse aspecto. Na versão 2007 do nosso manager predilecto a IA (inteligência artificial ou engenho mental) do jogo chegou a um estágio superior de evolução. Onde antes falhava em momentos cruciais, agora consegue percepcionar ao pormenor todas as questões que giram à volta do jogo.
Para sermos bem sucedidos nos “nossos saves” de FM, necessitamos de conhecer um pouco como funciona a IA do jogo. Para isso não basta fazermos uns jogos com aquela táctica sacada, ou pedirmos ao adjunto para fazer a equipa todas as semanas, ou ainda pedir àquele amigo umas dicas para melhor jogar. É isto que quero que entendam, porque este manual que criei não vem para ser o milagre da santinha, nem tão pouco pretende ser a Bíblia de todos os novos jogadores de FM, pretende isso sim, ajudar todos aqueles que por uma ou outra razão raramente conseguem criar uma táctica decente ou nem tão pouco conseguem perceber as questões tácticas mais simples.

Para ganharmos estaleca de manager, precisamos de compreender cada pormenor que envolve a criação de uma táctica. Pegando num exemplo simples, eu gosto particularmente de criar tácticas com 3 defesas porque sou adepto do futebol vistoso da Holanda e idolatrei os sistemas tácticos do passado. Sendo assim ao iniciar um novo save, construo uma táctica base tendo em conta o clube e a situação onde me encontro. A primeira coisa a fazer é pegar numa das tácticas base do FM e ir ao longo do tempo mudando as instruções de modo a que se adeqúem ao estilo que pretendemos.

Para conseguirmos ganhar jogos e principalmente ganhar títulos precisamos de construir mais do que uma táctica base, porque se jogarmos contra uma equipa fraquinha que joga no contra-ataque, não vamos querer jogar à defensiva, à espera do erro adversário, pois esse é o jogo que a IA quer que nós façamos. Como também ao jogarmos contra uma equipa muito forte não vamos querer jogar sempre ao ataque, com futebol rápido e sem cessar, ou vamos ver-nos numa situação de desvantagem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas, Cesário

Espero que este teu Blog seja tão interessante como os saves que nos mostras no EMEM que eu absorvo com interesse e entusiasmo .

Um abraço

NC